terça-feira, 5 de janeiro de 2010

DARIO I, O GRANDE (522 – 486 a.C.) – PARTE I

Os Ancestrais de Dario I
Os reis persas aquemênidas em geral tinham uma grande preocupação em não apenas governar, mas em dar legitimidade ao seu reinado. Além do apelo aos deuses, que os teriam suscitado e abençoado, um dos meios usados era declarar os laços de parentesco com os reis reconhecidamente legítimos e reforçá-los através de constantes matrimônios. Dario I ascendeu ao trono do Império Persa depondo e assassinando a Gaumata, o Mago, que havia usurpado a dignidade real fazendo-se passar por Bardiya, filho menor de Ciro II, que fora assassinado por Cambises II. Para demonstrar sua legitimidade como o novo kshayathiya kshayathiyanam (rei dos reis), Dario I constantemente afirma que ele era um membro da dinastia real legítima, os Aquemênidas, e, portanto, parente dos reis anteriores Ciro II e Cambises II. As Inscrições de Behistun feitas sob Dario I informam o seguinte na coluna 1 passos 1 a 3:

Eu, Dario, o grande rei, o rei dos reis, o rei da Pérsia, o rei dos países, o filho de Histaspes, o neto de Arsames, o Aquemênida. Diz o rei Dario: Meu pai é Histaspes; o pai de Histaspes é Arsames; o pai de Arsames é Ariaramnes; o pai de Ariaramnes é Teispes; o pai de Teispes é Aquêmenes. Diz o rei Dario: Portanto nós somos chamados de Aquemênidas, desde há muito tempo temos nos extendido; desde há muito tempo nossa família tem sido de reis”.

Abaixo, detalhe do texto cuneiforme da Inscrição de Behistun, o qual serve de fonte para a genealogia aquemênida.


A declaração de Dario está, salvo algumas particularidades, de acordo com um testemunho muito discutido de Heródoto (7.11) sobre a genealogia de Xerxes, rei persa sucessor de Dario I. Quanto a validade da genealogia de Dario, os estudiosos dividem-se em dois grupos: um, composto pela maioria e baseado nas fontes clássicas e orientais, corrobora a versão de que Dario era um aquemênida e aparentado com Ciro, o Grande, e os antigos reis da Pérsia. Outro grupo trabalha com a hipótese de que Dario I era um usurpador que destronou o rei Bardiya (quer seja o verdadeiro ou o falso) e para se legitimar no trono inventou e propagou sua relação familiar com Ciro, o Grande, a partir de um ramo menor do clã aquemênida. Essa hipótese se fia em evidências parcas e trabalha com a interpretação de que Dario I e seus sucessores é que propagaram o vínculo de Ciro com Aquêmenes, o epônimo dos Aquemênidas. A verdade é que a soma das evidências contidas nas fontes disponíveis favorece a versão de Dario I, isto é, de que ele era membro da dinastia reinante, embora precisasse sempre propagar e reivindicar esse fato para corroborar sua posição no trono persa, sempre sujeito a usurpações.

Ariaramnes (entre séculos VII e VI a.C.) 
Ariaramnes (persa antigo: Aryāramna) era filho de Teispes e neto de Aquêmenes, fundador da dinastia aquemênida. Ariaramnes era bisavô do rei persa Dario I que por meio de Ariaramnes se ligava ao clã real da Pérsia. Seu nome original persa, Aryāramna, parece significar “aquele que traz a paz entre os arianos”. De acordo com a inscrição de Behistun de Dario, Ariaramnes foi um dos filhos de Teispes. A conciliação dos dados fornecidos pelo cilindro de Ciro, pela inscrição de Behistun e pela inscrição de Hamadan cria a seguinte síntese: Os filhos de Teispes dividiram o reino entre si após a sua morte. Ciro reinou como rei de Anshan (talvez por ser mais novo, recebeu o país menos importante) enquanto seu irmão, Ariaramnes, talvez o mais velho, foi possivelmente rei de Fars ou Parsa (Pérsia), o que certamente não é improvável. De acordo com Dario, oito membros da sua família tinha governado "em duas linhas" (duvitāparanam) antes dele. Ciro, o Grande, afirma no seu Cilindro que ele era "o filho de Cambises, Grande Rei, Rei de Anshan, o neto de Ciro, o Grande Rei, Rei de Anshan, o bisneto de Teispes, o Grande Rei , Rei de Anshan ". Esta interpretação dos dados textuais recebeu forte apoio de uma inscrição gravada em antigo persa (conhecida como AmH ) em dez linhas em uma folha de ouro que Ernest Emil Herzfeld(imagem abaixo), iranologista, relatou que havia encontrada em 1930 em Hamadan.
Reza a isncrição de Hamadan: “Ariaramnes (Ariyâramna), o grande rei, rei dos reis, rei da Pérsia, filho do rei Teispes (Cišpaiš), neto de Aquêmenes (Haxâmanišah). O Rei Ariaramnes diz: Este país, a Pérsia, que mantenho, que é possuidor de bons cavalos, dos homens bons, o grande deus Ahuramazda colocou-o sobre mim. Pelo favor de Ahuramazda, eu sou o rei neste país. O Rei Ariaramnes diz: Possa Ahuramazda conceder-me ajuda.” Abaixo, ilustração do texto AmH de Hamadan.

Não está claro quando este texto foi feito. Há erros gramaticais no texto original e a contradição de Ariaramnes se intitular rei dos reis, já que ele não passava de um rei tributário dos medas. Não obstante, o uso do título rei dos reis pode ser apenas um empréstimo da corte da Média sem valor prático real. Pode ser uma fraude (moderna ou antiga), mas pode ser um documento original. A maioria dos estudiosos considera o texto uma elaboração dos reis aquemênidas a partir de Dario I para corroborar sua legitimidade ao trono do Império Persa.


Arsames (século VI a.C.)

Em persa antigo: Arshama. O Arshama mais antigo e conhecido era o avô de Dario, o Grande. Para conciliar os relatos antigos tem sido sugerido que Ariyāramna e Arshāma teriam sido reis locais sobre a região de Fars (Parsa). Arsames desistiu do trono e declarou fidelidade a Ciro II da Pérsia. Depois disso, Arsames, provavelmente, retirou-se a sua propriedade de família no coração de Parsa e viveu o resto de seus longos anos lá pacificamente, embora ele possa nominalmente ter exercido as funções de um rei "menor", sob a autoridade do " Grande Rei " Ciro II. Teve dois filhos, Histaspes e Farnaces, representado na imagem ao lado num relevo de Persépolis. O curto texto em persa antigo supostamente encontrado em Hamadan intitula Arsames de “o grande rei, rei dos reis, rei da Pérsia", ao que tudo indica, não é autêntico e não pode ser considerada como um documento de origem séria. Arsames chegou ao trono por volta de 590 a.C., mas ainda estava vivo quando Dario, seu neto, ascendeu ao trono imperial em 522; por isto ele deve ter vivido pelo menos noventa anos. O fato que chamou seu filho Histaspes (Vištāspa), nome do patrono do profeta persa Zaratustra, pode indicar que o zoroastrismo por sua vez tinha sido aceito pela família aquemênida.


Histaspes (cerca de 565 – 495 a.C.)
O ano de nascimento de Histaspes (em antigo persa Vištâspa) pode ser inferido pelo fato de que seu filho Dario nasceu em cerca de 550 a. C. Histaspes teria pelo menos 15 anos, então podemos assumir que ele nasceu antes de 565 a.C. Segundo Heródoto, Histaspes tinha outros três filhos (Artabano, Artafernes e Artanes) e pelo menos três filhas, que se casaram com a Otanes, Gobrias e Teaspes, nobres persas. Ao lado, cabeça de um persa esculpida por um grego.  Heródoto nos diz que Histaspes estava no exército persa durante a última batalha travada por Ciro II, que ocorreu nos últimos meses de 530 a.C., contra os massagetas. Após a morte de Ciro II, em dezembro, o sucedeu seu filho Cambises II, que havia nomeado Histaspes sátrapa da Pártia. Foi nessa qualidade de sátrapa Histaspes desempenhou um papel importante durante a guerra civil que eclodiu em 522 a.C., quando Gaumata assumiu o controle do Império Persa como o falso Esmerdis. Otanes (Utâna), irmão de Cassandane, mãe de Cambises e Esmerdis foi o primeiro a suspeitar da fraude de Gaumata. Otanes reuniu-se com os nobres persas Gobrias (Gaubaruva) e Aspatines (Aspačana) para discutir o assunto. Juntos, eles decidiram partilhar o segredo com três outros conspiradores Hidarnes (Vidarna), Intafrenes (Vindafranâ) e Megabizo I (Baghabuxša). Eles estavam conspirando quando chegou em Susa, uma das capitais do império, o filho de Histaspes, Dario, e foi adicionado ao complô. Ele convenceu os outros de que era melhor agir imediatamente: assim, em 29 de setembro de 522 a.C., foi assassinado o falso Esmerdis e Dario se tornou o novo rei dos reis.
Dario, o Grande
Imediatamente quase todas as províncias do Império se rebelaram. O novo rei passou o outono e o inverno na Babilônia lutando contra os rebeldes e reorganizando o exército persa. A mais notável foi a rebelião dos medos, sob a liderança de Fraortes, que tomou a capital da Média, Ecbatana, forçando a guarnição persa a render-se. A rebelião se espalhou para o norte da Armênia, ao oeste da Assíria e ao leste de Sagartia e da Pártia. É quase certo que a rebelião era ainda mais ao leste, onde os moradores de Margiana, ao norte do rio Oxus, também se rebelaram. No entanto, Histaspes permaneceu na Pártia com sua guarnição e em 8 de março 521 a. C., em uma cidade chamada Višpauzâtiš, derrotou um exército de partos e hircanios, que eram aliados de Fraortes. Ainda que a vitória de Histaspes não tenha sido decisiva, atrasou a expansão da revolta, impediu aos partos de ajudar a Fraortes e o mais importante: evitou que o líder rebelde atacasse o rei na Pérsia, já que Histaspes poderia atacar sua retaguarda, que em última análise, seria decisivo. Na primavera Dario entrou na Média e derrotou Fraortes em 8 de maio em Kunduruš (talvez a Kangavar atual?). Dario reconquistou Ecbátana e Fraortes fugiu para a Pártia sendo posteriormente preso e executado.
 Dario enviou um exército para se juntar a guarnição de seu pai, e juntos eles finalmente derrotaram os rebeldes em 11 de Julho 521 a.C. em um local chamado Patigrabanâ ( "lugar onde as mercadorias são coletadas"). É possível que este local seja a Mashad atual, uma cidade aonde convergem várias rotas comerciais. Esta batalha marcou o começo do fim dos motins nesta parte do Império Aquemênida. Dadarsi, sátrapa da Báctria, venceu a última resistência em Margiana. Com satisfação, Dario escreveu ao exército de seu pai matou 6.570 soldados inimigos e capturou 4192. Desconhece-se o que sucedeu a Histaspes nos anos seguintes. Sabe-se que Dario visitou o Egito e, posteriormente, lançou uma campanha contra os citas. Talvez Histaspes tenha permanecido na Pérsia como regente. Abaixo, base de coluna campaniforme encontrada no Apadana (sala de audiências do palácio de Dario) c. 510 a.C. Tem uma inscrição trilíngüe (persa antigo, elamita, acadiano): "Eu, Dario, o Grande Rei, o Rei dos reis". As versões do persa antigo acrescentam: "filho de Hitaspes".
Histaspes é mencionado junto com o avô de Dario, Arsames, em uma inscrição feita no palácio real que foi construído por Dario depois de 520 a.C. em Susa. A inscrição diz que Histaspes e Arsames ainda eram vivos quando Dario assumiu o trono persa. No entanto, em outra inscrição feita quando da conclusão do palácio, Histaspes não é mencionado e já deveria ter morrido nessa data. Ctesias em sua Persica conta uma estranha história sobre o fim de Histaspes. Junto com sua primeira esposa, Histaspes foi visitar a tumba que seu filho Dario ordenou que fosse esculpida nas rochas em Naqs-i Rustam. Quando estavam lá e foram levantados até o local algo deu errado e eles caíram. Há indícios de que o incidente aconteceu em 495 a.C., o que significa que Histaspes tenha atingido a idade de 70 anos. Seu irmão mais novo, Farnaces, o tesoureiro de Dario, parece ter morrido dois anos antes.
Naqs-i Rustam

REFERÊNCIAS:
http://www.livius.org/ap-ark/ariaramnes/ariaramnes.html
http://www.iranica.com/newsite/
http://es.wikipedia.org/wiki/Ariaramnes
http://www.livius.org/arl-arz/arsames/arsames.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Arsames

Um comentário: