domingo, 18 de outubro de 2009

TEISPES (? – C. 640 a.C.)

Teispes foi um líder persa que de acordo com as inscrições de seus sucessores levou o título de Rei de Anshan (Pérsia). Seu nome em antigo persa era ČIŠPIŠ, nome próprio persa de etimologia incerta. A forma grega (Τεΐσπης, Teispes) foi-nos legada por Heródoto (História 7.11.2) que fornece a variante Tíspēs. Nascido talvez no final do século VIII ou início do século VII a.C., Teispes é mencionado como filho do lendário Aquêmenes. Libertou-se do domínio dos reis da Média tornando-se um rei vassalo dos reis do Elão. Expandiu seu reino conquistando a cidade de Anshan em 675 a.C., autoproclamando-se rei de Anshan e da região de Pars (Pérsia). Seu reinado terminou em c. de 640 a.C, suposta data de sua morte. Abaixo, mapa cujo sombreado destaca a região sob domínio dos elamitas e nela se vê a localização da cidade de Anshan (moderna Tall-i Malyan no Irã).

Não são conhecidas fontes de seu próprio reino, embora seja mencionado em inscrições de reis posteriores e mais tarde Heródoto menciona Teispes numa lista genealógica da dinastia aquemênida, mas o faz de modo claramente errôneo: existem dois Teispes: um filho de Aquêmenes e pai de Cambises e outro filho de Ciro e pai de Ariaramnes. Um selo encontrado em Persépolis contém a inscrição "Ciro, o Anshanita, o filho de Teispes" no idioma elamita e refere-se a Ciro I(c. 600 – 580 a.C.), filho e sucessor de Teispes. No chamado Cilindro de Ciro, Ciro II, o Grande (c. 559 – 530 a.C), diz: "Eu sou Ciro, rei do mundo, grande rei, rei poderoso, rei da Pérsia, filho de Cambises, grande rei, rei de Anshan, neto de Ciro, rei, rei de Anshan, descendente de Teispes, grande rei, rei da Pérsia ".
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, contemplando o
cilindro de Ciro, o Grande no Museu Nacional do Irã (2010)
Na inscrição de Behistun, Dario I, menciona Teispes como filho de Aquêmenes e pai de seu próprio antepassado Ariaramnes. Há uma inscrição firmada por Ariaramnes que menciona a Teispes, mas alguns eruditos consideram que seja provavelmente uma falsificação de mais reis persas descendentes de Dario I visando legitimar sua soberania. Somando-se a informação de Behistun, as inscrições de Ciro, o Grande, e de Ciro I, pode-se concluir que Teispes, filho de Aquêmenes, teve dois filhos, Ciro I e Ariaramnes, que fundaram dois ramos paralelos da dinastia aquemênida, da qual seriam membros, respectivamente, Ciro, o Grande e Dario I.
Dario I
No entanto, alguns estudiosos argumentam que, enquanto Dario I sempre enfatizou sua filiação com Aquêmenes, isso não é mencionado tanto por Ciro, o Grande, quanto por Ciro I. Isto significa,  argumentam eles, que nem os dois Ciros nem Teispes eram realmente descendentes de Aquêmenes. Assim, a menção de Teispes na genealogia de Behistun seria uma tentativa de Dario I de legitimar a sua usurpação do trono pela inclusão da “dinastia teíspida” (e particularmente de Ciro, o Grande) em sua própria família aquemênida. Mas tudo é incerto e nada há de concreto que prove que realmente Dario I não era descendente de Aquêmenes e Teispes como ele alega em seu famoso texto de Behistun. Sendo assim a genealogia dos Aquemênidas como relatada por Dario I é provavelmente verdadeira, independente de suas intenções e do uso dessa genealogia para legitimar ou defender sua posição real.

FONTES:
http://es.wikipedia.org/wiki/Teispes

Nenhum comentário:

Postar um comentário