segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SOGDIANO (423 a.C.)

Sogdiano (seu nome nos veio por Ctesias: Sekyndianós) é mais conhecido através do historiador grego Ctesias de Cnido e foi brevemente rei da Pérsia durante o ano 423 a.C. Era o filho do rei Artaxerxes I Longímano e Alogina (ou Alogyne), uma concubina babilônica.  A Babilônia era a mais rica satrápia do Império Persa. Apesar do distanciamento causado por Xerxes I (486 - 465 a.C.), os reis aquemênidas sempre visitavam e honravam a cidade de Babilônia. Abaixo, procissão de um rei persa no portão de Ishtar na Babilônia.
A última inscrição que cita Artaxerxes ainda vivo pode ser datada de 24 de dezembro de 424 a.C. Sua morte resultou em que pelo menos três de seus filhos se proclamaram como o novo khšāyatiya khšāyatiyānām, isto é, o Rei dos Reis, o soberano do Império Persa que embora já em declínio continuava sendo a maior potência do mundo oriental. O primeiro no trono foi Xerxes II, filho da rainha consorte Damaspia e era o príncipe herdeiro. Ele aparentemente foi reconhecido somente na Pérsia. O segundo foi Sogdiano, filho de Artaxerxes com a concubina babilônica Alogyne, possivelmente reconhecido na Elão. Abaixo, ruínas do palácio de Artaxerxes I, pai de Sogdiano, em Persépolis.
O terceiro concorrente foi Oco, filho de Artaxerxes I com sua concubina Cosmartidene da Babilônia e sátrapa da Hircânia. Oco também foi casado com sua meia-irmã Parisatis, filha de Artaxerxes I e sua concubina Andia da Babilônia. Ele parece ter sido reconhecido pela Média, a Babilônia e o Egito. Esta situação caótica teve curta duração. Xerxes II só governou durante quarenta e cinco dias. Ele teria sido assassinado enquanto estava bêbado por Farnacias e Menostanes sob ordens de Sogdiano. Sogdiano aparentemente ganhou o apoio de suas regiões. Oco se recusou a fazer homenagem a Sogdiano e em vez disso ele conspirou com o comandante da cavalaria, Arbarios, que o matou.
Reconstituição gráfica do Portão do Exército em Persépolis
Farnacias e Menostanes também foram executados.Pode-se notar que Menostanes é conhecido também a partir do arquivo da família Murašû de Nippur, uma cidade babilônica. Provavelmente não é coincidência que o nome Menostanes (Manuštânu) desaparece de seus registros quase imediatamente após a ascensão de Oco ao trono persa. Seus domínios passaram para um certo Artahšar, que é provavelmente o mesmo que Artoxares, um nobre persa que ficou do lado de Oco. Sogdiano só reinou por seis meses e quinze dias. Oco ficou só na disputa pelo trono e com o nome de Dario (II) tornou-se o único governante do Império Persa reinando até 404 a.C. 

REFERÊNCIAS

http://www.livius.org/x/xerxes/xerxes_ii.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Sogdianus_of_Persia

Nenhum comentário:

Postar um comentário