segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CAMBISES I (580 – 559 a.C.)

Cambises I foi um rei persa de Anshan (? -559 AC), pai de Ciro, o Grande, o fundador do Império Persa. É também conhecido como Cambises, o Velho, para distingui-lo do neto Cambises II, rei persa que conquistou o Egito. Era filho do rei Ciro I e, pelas fontes assírias, supõe-se que tinha um irmão chamado Arakku. Seu nome nos chegou pelo latim Cambyses derivado do grego Καμβύσης oriundo de Kambujiya do persa antigo. Mas, a origem do nome parece ser elamita. Alguns o relacionam a Kamboja, antigo povo iraniano que vivia ao noroeste da Índia. Seu significado é desconhecido. Cambises I liderou os grupos persas que viviam em torno da cidade de Anshan (a moderna Tel Malyan) no Elam, a área conhecida como Pars (Pérsia) que era a região mais oriental do reino de Elam . Cambises I, seu pai, Ciro I, e seu filho Ciro II usaram o título de "rei da Anshan". 
Ficheiro:Cyrus Cylinder.jpg
O célebre Cilindro de Ciro, que menciona Cambises I
 como pai do fundador do Império Persa
Segundo a genealogia tradicional, baseada em Heródoto e da inscrição do Behistun, Cambises pertencia à dinastia aquemênida, que teria governado a região desde o século VIII a.C. É provável que, tal como indicado pelos historiadores gregos Heródoto e Ctesias, na época de Cambises os persas eram vassalos dos medos, mas na verdade não existem dados contemporâneos para confirmar isso. Não está claro quando Cambises sucedeu seu pai, Ciro I. Fontes assírias afirmam que Kurash (Ciro I?) de Parsumash enviou o seu filho mais velho, com tributos à Assíria no ano 639 a. C. De qualquer forma, essa identificação é difícil, do ponto de vista cronológico, pois há uma grande distância temporal entre 639 C. e 559 a. C., data da morte de Cambises. De acordo com algumas inscrições encontradas em Hamadan, Arsames, um membro de um ramo colateral dos aquemênidas e avô do futuro rei Dario I, teria sido "rei da Pérsia", enquanto seu primo Cambises reinou em Anshan. No entanto, se questiona a autenticidade dessas inscrições, o que poderia ser o trabalho dos reis persas posteriores ou falsificadores modernos.
Vista aérea do sítio arqueológico de Tel Malyan onde
outrora foi a cidade de Anshan
Como o pai de Ciro, o Grande, Cambises é um personagem frequente no relato de historiadores clássicos (Diodoro da Sicília, Biblioteca Histórica IX 23; Heródoto, História I, 107-108; Xenofonte, Ciropedia I 2, 1, 4, 25, 5, 2, 6, 16-17, 22, II, 1, 1; VIII 5, 21, 27; Justino, Epitome de Histórias Filípicas de Pompeio Trogo I, 4). As fontes persas e babilônicas mencionam Cambises por sua ligação com Ciro: O Cilindro de Ciro: "Ciro, filho de Cambises, grande rei, rei de Anshan, neto de Ciro, grande rei, rei da Pérsia".  Uma inscrição encontrada em Ur: "Ciro, filho de Cambises, rei da terra de Anshan". Uma inscrição encontrada em tijolos de Uruk: "Ciro, filho de Cambises, rei poderoso." Inscrições em persa antigo de Pasárgada: "Ciro, filho de Cambises o rei, um aquemênida". Heródoto conhece quatro histórias que circulavam sobre a origem de Ciro, mas só relata a que ele considera mais crível. Segundo essa, o poderoso Astíages, rei da Média, com receio de ser destronado por seu neto por causa de um sonho premonitório, evitou dar sua filha Mandane em casamento um dos grandes nobres da Média. Em contrapartida, casou Mandane com seu vassalo, o persa Cambises, que não representava aparentemente nenhuma ameaça, pois embora Astíages o considerasse pessoa pacífica e de boa família, o achava inferior aos príncipes medos. Mandane além de ser filha do rei meda, segundo Heródoto, era filha da princesa Arienis da Lídia.
Representação de um lídio pagando tributo ao rei persa
na apadana de Persépolis: segundo a tradição a avó de
Ciro , o Grande, era da Lídia
Alguns pesquisadores indicam dificuldades cronológicas em se identificar a Mandane esposa de Cambises com a filha de Arienis da Lídia. De qualquer forma, é a versão corrente. Por fim, Ciro, o filho do casal, se tornou rei dos persas e, cumprindo a premonição, derrota e prende Astíages seu avô. Apesar do relato de Heródoto ter muitos elementos lendários, alguns dados, tais como a relação de fidelidade entre os medos e persas, o casamento de Cambises com Mandane, são consideradas plausíveis. Xenofonte (430-355 a.C.) é o autor clássico que mais cita Cambises. Em sua obra Ciropédia ou a Educação de Ciro ele algumas informações sobre Cambises: ele é chamado de “rei da Pérsia” (e não apenas de Anshan, como nas fontes orientais, mas isso não é contraditório sendo antes nomes alternativos para um mesmo local), genro de Astíages, rei da Média, casado com Mandade, Cambises seria um perseida, descendente de Perseu, epônimo dos persas e que enviou seu filho Ciro para ser educado na corte da Média onde se tornou notável e ao atingir a maturidade Cambises o chamou de volta para a Pérsia com muita alegria pelos sucessos do filho. Cambises se tornou aliado de Ciaxares, seu cunhado, que se tornou rei da Média com a morte de Astíages. Xenofonte descreve que Ciro tomava conselhos com seu pai Cambises e apresenta este com um nobre rei. De acordo com Nicolau de Damasco (século I a.C.), seu nome original era Atradates, e ele foi ferido e morreu mais tarde na Batalha da Fronteira Persa (551 a.C.) em que ele, com seu filho, lutou contra Astíages. Recebeu um enterro honroso.

REFERÊNCIAS:
http://es.wikipedia.org/wiki/Cambises_I
http://www.iranica.com/newsite/index.isc?Article=http://www.iranica.com/newsite/articles/v4f7/v4f7a012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário