sábado, 17 de outubro de 2009

CIRO I (640 – 580 a.C.)

Ciro I, filho de Teispes, foi rei da Pérsia sendo um dos primeiros membros da dinastia aquemênida. Em antigo persa seu nome é Kurush que tem formas paralelas em acadiano, aramaico, etc., e talvez até em hindu. A etimologia não é certa; talvez signifique "jovem, criança, adolescente," sendo mais provável ser entendido como "aquele que humilha o adversário numa disputa verbal". A interpretação do nome por autores clássicos (Ctesias; Plutarco) como idêntico a palavra persa para "sol" é certamente incorreta. Ciro era neto de Aquêmenes e filho de Teispes de Anshan. Um selo proveniente de Persépolis apresenta representações de uma caçada e uma cena de combate acompanhadas por uma inscrição elamita: "Kurash [Ciro], o Anshanita, filho de Šešpeš [Teispes]". Os filhos de Teispes dividiram o reino entre si após a sua morte. Ciro reinou como rei de Anshan enquanto seu irmão, Ariaramnes, foi possivelmente rei de Fars ou Pars (Pérsia).
Desenho do selo de Ciro I encontrado nos tabletes de Persépolis
A cronologia deste evento é incerta. Isto é porque se supõe que Ciro também foi identificado (ainda em debate) como o soberano conhecido como "Kurash de Parsumash". Kurash é mencionado pela primeira vez no ano 652 a.C. Neste ano, Shamash-Shum-Ukin, rei da Babilônia (668-648 a.C.), se rebelou contra seu senhor e irmão, Assurbanipal, rei da Assíria (668-627 a.C.). De Kurash é dito ter feito uma aliança militar com o último. A guerra entre os dois irmãos terminou em 648, com a derrota e o suicídio Shamash-Shum-Ukin. Kurash é novamente citado em 639 a.C. Neste ano, Assurbanipal lutou para derrotar o Império Elamita e se tornar o suserano sobre seus aliados. Aparentemente, Kurash estava entre eles. O mais velho de seus filhos, "Arukku", conforme as fontes, foi enviado à Assíria para pagar tributo ao seu rei. Em seguida, Kurash desaparece registros históricos. A sugerida identificação de Kurush com Ciro I ajuda a conectar a dinastia aquemênida com os principais acontecimentos do século VII a.C.   Para uma vertente de estudos, Kurash e Ciro são figuras diferentes e é incerta a relação de um com o outro. Devido à falta de registros históricos suficientes para este período permanece incerto qual a teoria é mais precisa sobre os fatos.
O Império Assírio sob Assurbanipal
Assurbanipal morreu em 627 a.C. Presumivelmente, Ciro continuou a pagar tributo a seus filhos e sucessores Ashur-Etil-Ilani (627-623 a.C.) e Sin-Shar-Ishkun (623 - 612 a.C.). Eles foram confrontados por uma aliança liderada por Ciaxares da Média (633-584 a.C.) e Nabopolasar da Babilônia (626-605 a.C.). Em 612 a.C., eles foram capazes de capturar Nínive, a capital assíria. Esse foi efetivamente o final do Império Assírio, embora os remanescentes do exército assírio, sob o comando de Ashur-Uballit II (612 - 609 a.C.) continuassem a resistir à coalizão medo-babilônica em Harran. A Média e a Babilônia compartilham as terras anteriormente controladas pelos assírios. Aparentemente, Anshan caiu sob o controle deles. Considera-se que Ciro I terminou sua vida sob o senhorio dos reis da Média, Ciaxares ou seu filho Astíages (584 - 550 a.C.). Ao morrer, Ciro I foi sucedido por seu filho Cambises I de Anshan. Pensa-se que tenha sido sepultado em Kupan (Irã), onde há túmulos reais aquemênidas, mas não há evidência para corroborar essa hipótese.

FONTES:
http://es.wikipedia.org/wiki/Ciro_I

Nenhum comentário:

Postar um comentário