segunda-feira, 8 de março de 2010

ARTAXERXES IV (338 - 336 a.C.)

Arses era o filho mais novo do rei Artaxerxes III e da rainha Atossa e não era esperado que subisse ao trono da Pérsia. Arses é uma tradução grega de um nome antigo persa. A forma iraniana é atestada no Avesta como Arshan-(etimologicamente relacionado a arsen, que em grego indica "macho, viril") e no persa antigo é preservado em Arshaka e Arshāma. O reinado de Artaxerxes IV Arses foi curto, mas importante, porque as sementes para a queda definitiva do Império da Pérsia foram nela lançadas. Abaixo, detalhe do pórtico da Estrada do Exérctio construída pelo pai de Arses, Artaxerxes III.

Sua ascensão inesperada ao trono veio em 338, como resultado da morte (assassinato?) de seu pai e da maioria de seus familiares por Bagoas, eunuco, porém o mais poderoso ministro da Corte, que tinha caído recentemente no desfavor de Artaxerxes III. Bagoas tentou permanecer no cargo (hazarapatiš, quiliarca, que era o de primeiro mandatário do Império Persa abaixo do Rei) substituindo Artaxerxes por seu filho Arses, a quem ele achava mais fácil de controlar. Há evidências suficientes que atestam que nem todos da família real pereceram como afirma o historiador Diodoro Sículo e possivelmente os que morreram para assegurar a ascensão de Arses foram mortos por ordem (ou consentimento) dele mesmo. Abaixo, placa de faiança azul encontrada na Sala das 32 Colunas no palácio de Artaxerxes III. A imagem, possivelmente militar, retrata o estandarte do Império Persa.Arses adotou o nome real de Artaxerxes (Artaxšacā), nome de seu pai e de seu avô, como indicam evidências de Xantos e de Samaria sendo conhecido na literatura em geral como Artaxerxes IV Arses, rei da Pérsia entre 338 e 336 a.C. Sua ascensão coincide com a ascensão do rei Felipe II da Macedônia que há poucos meses acabava de impor sua hegemonia sobre a Grécia após a batalha de Queronéia, 338 a.C. Arses permaneceu pouco mais que um fantoche durante os dois anos de seu reinado, enquanto Bagoas agia como o real poder por trás do trono. A morte de Artaxerxes III causou grandes transtornos no Império Aquemênida e é certo que Bagoas e Artaxerxes IV tinham uma ideia clara da situação. Pelo menos duas satrápias revoltaram-se: Khabash se autoproclamou faraó no Egito, que tinha sido recentemente conquistado por Artaxerxes III e Nidin-Bel na Babilônia (embora a evidência para a insurreição de Nidin-Bel seja escassa). Abaixo, a tablete conhecido como Lista de Reis de Uruk, a qual menciona Nidin-Bel.
Ao mesmo tempo, Felipe II começou para exigir compensações da Pérsia por causa da ajuda dada por Artaxerxes III Oco para a cidade de Perinto, que Felipe tentara conquistar. Artaxerxes IV Arses recusou tal compensação. Então Felipe II preparou um ataque às possessões da Pérsia onde hoje é a Turquia. Parmenion, seu general de confiança, cruzou o Helesponto com 10.000 soldados na primavera de 336, e várias cidades gregas passaram-se para o lado dos invasores. Sob essas circunstâncias, a nobreza persa encontrava-se dividida. O príncipe Artashata, primo de Artaxerxes IV, neto de Artaxerxes II e sátrapa da Armênia, destacava-se como liderança alternativa. Ele era um homem forte e um guerreiro formidável e recebeu apoio de vários nobres (por exemplo, Farnabazo). Abaixo, o Portal Inacabado obra iniciada por Artaxerxes III e continuada por Artaxerxes IV.Enquanto isso, Arses não mais aceitou o domínio que Bagoas impunha-lhe. Após uma tentativa frustrada de envenenar o eunuco, ele próprio foi envenenado, e todos os seus filhos foram postos à morte. Diodoro diz que Arses (Artaxerxes IV) queria remover Bagoas e que este foi forçado a matar o rei no verão de 336 e colocar no seu lugar a Codomano (Artashata). O texto cuneiforme conhecido como a Profecia Dinástica sugere, no entanto, que Artashata marchou sobre Persépolis e tomou o trono. O que quer que tenha ter acontecido, Artashata agora tornou-se rei sob o nome de Dario (III). Há uma fonte danificada (fragmento de um texto cuneiforme) que sugere que Artaxerxes IV decidiu restaurar na Babilônia os templos Esagila e Etemenank, mas o projeto foi executado por Alexandre, o Grande.

REFERÊNCIAS
http://www.iranica.com/newsite/
http://en.wikipedia.org/wiki/Arses_of_Persia
http://es.wikipedia.org/wiki/Arsés
http://www.livius.org/arl-arz/artaxerxes/artaxerxes_iv.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário