sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

CAMBISES II (530 - 522 a.C.) - PARTE I

Introdução
Cambises II governou o Império Persa entre 530 e 522 a.C. Ele era o filho mais velho de Ciro, o Grande, e Cassandane (Heródoto, História 2,1; 3,2). Ao lado ilustração do século XVI retratando Cambises. A afirmação de Ctesias de que a mãe de Cambises foi Amytis, filha do rei meda Astíages não é confiável. Heródoto informa que havia uma tradição de que Cambises seria filho de Ciro com a princesa egípcia Nitetis, filha do faraó Apriés, talvez espalhada pelo próprio Cambises; mas o historiador grego rejeita tal relato. Na inscrição Behistun se afirma que Cambises teve um irmão chamado Bardiya "da mesma mãe e do mesmo pai". Casou-se com suas próprias irmãs Atossa e Roxane, assim como Faidime, filha do nobre persa Otanes (Heródoto 3.31, 32, 68). Na sequência de conquistas de Ciro no Oriente Médio e Ásia Central, Cambises expandiu o Império Persa conquistando o Egito e suas forças invadiram reinos da região da Núbia (localizados no que é hoje a República do Sudão) sem qualquer sucesso. Abaixo, ilustração da captura do Faraó Psamético III pelos soldados persas de Cambises II.Seu nome, o mesmo que o de seu avô, Cambises I, rei de Anshan de 580 a 559 a.C., nos chegou pelo latim Cambyses derivado do grego Καμβύσης oriundo de Kambujiya do persa antigo. Mas, a origem do nome parece ser elamita. Alguns o relacionam a Kamboja, antigo povo iraniano que vivia ao noroeste da Índia. Seu significado é desconhecido. O retrato do caráter de Cambises legado pelos autores clássicos é de um tirano terrível. Heródoto (3,89) alegou que os persas tinham Cambises como um déspota, sendo ainda meio louco, cruel e insolente. Mas esta avaliação reflete apenas a propaganda persa e egípcia contra Cambises. Uma visão mais ampla, indica que Cambises realmente gostava da aristocracia persa tribal por causa de sua tendência a centralizar o poder em suas próprias mãos; isso pode ter gerado ressentimentos, arbitrariedades e melindres. Os sacerdotes egípcios podem ter espalhado notícias falsas sobre ele porque ele reduziu o faturamento de seus templos. Mas tendo-se em conta o assassinato de Bardiya, seu próprio irmão, e a recepção do povo dada ao usurpador Gaumata, Cambises não deve ter sido popular entre seus coevos. Abaixo, ilustração de um nobre persa e dois soldados.
Cambises II aparece como personagem em várias obras de ficção. Suas características trágicas e despóticas como transmitidas pelos autores gregos fazem-no uma fonte de inspiração artística. O escritor inglês Thomas Preston dedicou-lhe uma peça (King Cambyses, a lamentable Tragedy, mixed full of pleasant mirth) provavelmente produzida na década de 1560. A tragédia de Elcana Settle, Cambyses, King of Persia foi produzida em 1667. Em 1929, Robert E. Howard, criador de Conan, o Bárbaro, publicou o poema Skulls and Dust sobre a morte de Cambises. Um romance de 2002 de Paul Sussman, The Lost Army of Cambyses (ao lado capa da edição em português), narra a história de expedições arqueológicas rivais à procura de restos de seu exército. O episódio de Cambises e o juiz Sisamnes narrado por Heródoto no qual o Rei persa mandou esfolar o dito juiz por corrupção e com sua pele revestiu o seu assento de magistrado sob o qual o filho de Sisamnes, seu substituto, iria julgar deixou marcas na pintura nas obras de Gerard David (1460-1523) e Dirck Vellert (1480 – 1547). Abaixo, O Julgamento de Cambises por Gerard David.



REFERÊNCIAS:
http://www.iranica.com/newsite/
http://es.wikipedia.org/wiki/Cambises_II
http://www.livius.org/caa-can/cambyses_ii/cambyses_ii2.html
http://www.harris-greenwell.com/HGS/FlayingFalseJustice

5 comentários:

  1. vlw cara...foi o unico link que tinha as coisas que eu precisava pro trabalho!!vlws

    ResponderExcluir
  2. Agradeço. Escrevo despretensiosamente, mas fico feliz por ter agradado ou contribuído de alguma forma.

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber em que ano cambises morreu e nasceu reciso terminar meu tranalho e to com essa duvida alguem pode me responder essa pergunta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sabe a data em que nasceu, mas a partir da inscrição Bisotun e documentos babilônicos legais pode se afirmar que Cambises morreu após 1º de julho 522 a.C.

      Excluir
  4. Pode me dizer se a verdade o que está dito no livro asas da liberdade que diz que canbisses tinha tido problemas mentais e espirituais

    ResponderExcluir